segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ESCREVEMOS UMA POESIA NO JI DA BOA-HORA


Queríamos aprender uma poesia sobre o carnaval. Porque não escrevermos uma?

Inicialmente conversámos sobre o tema “Carnaval”. O que é? O que se faz? Como se vive?
Após esta conversa, fizemos uma listagem de palavras relacionadas com o Carnaval:
  •        Desfile
  •          Mascarados
  •          Disfarçados
  •          Serpentinas
  •          Confetis
  •          Palhaços, princesas, batman, super-heróis, índios
  •          Alegria
  •          Música
  •          Rir
  •          Dançar
  •          Cantar
  •          Trompete, apitos, tambor


E a poesia surgiu…
Frase a frase…
Rima a rima…
E chama-se “Carnaval Engraçado”
Esta actividade estava direccionada para as crianças mais velhas do grupo. A Carolina, o Gustavo, o Pedro, a Catarina, o Gabriel e a Mariana (4 anos), foram os autores da nossa poesia.

CARNAVAL ENGRAÇADO
É DIA DE CARNAVAL
VAMOS TODOS MASCARADOS
DE PRINCESAS, DE PALHAÇOS
NO DESFILE DISFARÇADOS.
MUITA MÚSICA A TOCAR
TODOS A CANTAR E A DANÇAR
A ALEGRIA ESTÁ NO AR.
O PALHAÇO GARGALHADAS
SOPRA COM FORÇA O SEU TROMPETE,
COM ELE TOCAM MAIS SETE.
O ÍNDIO PENA VERMELHA
TOCA COM AS MÃOS O TAMBOR
E OS SUPER HERÓIS JÁ ESTÃO CHEIOS DE CALOR.
SERPENTINAS PELO AR
OS CONFETIS A VOAR
AS PESSOAS SEMPRE A RIR
TODOS SE VÃO DIVERTIR.
O CARNAVAL ESTÁ A CHEGAR
TODA A GENTE SE VAI ANIMAR.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Biblioteca ou “cantinho da leitura” - JI do Areão

 


É um espaço confortável, com boa iluminação onde as crianças têm facilidade de acesso e à arrumação de livros e outros materiais de leitura aí existentes.Existem placards para serem afixados trabalhos, textos, outras informações relacionadas com os livros e as leituras que se vão fazendo ao longo do tempo

Cartaz com a lista dos temas dos livros


 
 Com as crianças, foram classificados os livros por temas: animais, plantas, Natal, Carnaval, Páscoa, Segurança Rodoviária. Saúde/ Sexualidade Contos de fadas, culinária, poesias, jornais, revistas… marcámos os livros com etiquetas com um código numérico e uma cor diferente sendo-lhes destinado um lugar específico na estante, assinalado com a mesma cor.
Existem ainda livros feitos pelas crianças, revistas, jornais, livros de receitas, lista telefónica, dicionário… 











Em cada prateleira existe um marcador, uma tábua ilustrada pelas crianças com imagens relacionadas com cada tema. A criança tira o livro e coloca o marcador.

 

 … é através dos livros que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética… as histórias lidas ou contadas pelo educador, recontadas e inventadas pelas crianças… suscitam o desejo de aprender a ler…” (Brochuras DGIC«A Descoberta da Escrita»pág. 70).



O que nos dizem as nossas crianças acerca do registo gráfico das histórias:

  • Gosto muito de fazer o desenho da História! Depois vejo os desenhos e sei do que falava o livro -Joana Salomé
  • Ás vezes é difícil de fazer os animais que gosto! – Matilde
  • Só faço o desenho das coisas que gosto! – Mariana
  • Os grandes fazem desenhos muito giros. Eu também faço…mas só de algumas coisas. - Joana
  • Eu não gosto muito… - Samanta

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Escócia esteve no Jardim de Infância de Fonte de Angeão

No Jardim de Infância de Fonte Angeão todos andam muito animados com as actividades que a professora Dulce (de expressão musical) vai trazendo.

Desta vez foi ainda mais divertido: houve música escocesa, tocou-se gaita de foles e outros instrumentos e dançou-se até não poder mais.
Ora dêem lá uma espreitadela para ver como foi:

As histórias... no JI do Areão

“As histórias andam por aí, tão soltas e leves que dá gosto
vê-las… 
…E sabê-las!
Têm asas para voar e voam!
Têm boca para falar e falam!
Quem quer que as apanhe à mão de semear pode
      contá-las... para que elas façam mais caminho e continuem
a voar e a falar… em liberdade...”
António Torrado

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Brincando com as formas" - Jardim de Infância de Calvão -sala 2

No Jardim de Infância aprendemos as formas geométricas a “Brincar” e a “Criar outras formas com elas…” e viva a imaginação e a criatividade das crianças!
Podemos aprender explorando, recortando, colando, cantando, recriando e principalmente interiorizando o que aprendemos dando largas à nossa imaginação. 
E até criar um livro para mais tarde desfolhar e partilhar.
Porque: “o melhor do mundo são as crianças".


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aprender brincando - A Matemática no Jardim de Infância da Boa-Hora

“A construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do tempo, tendo como ponto de partida as actividades espontâneas e lúdicas da criança. … O quotidiano do jardim de Infância oferece múltiplas possibilidades de aprendizagens matemáticas.” (in, OCEPE).
Foi partindo de uma história sobre os números, que surgiu esta brincadeira com os dedos, em que se colocava a questão da igualdade. Pretendíamos saber se a mão tem o mesmo número de dedos que o pé?



Mãos e pés à obra!
É preciso contar e recontar!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projecto “Do grão à broa” - J.I de Infância de Cabecinhas e Calvão 2 e Escola do 1º Ciclo de Cabecinhas (Setembro e Outubro 2010)


Nos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo acontecem muitos momentos de partilha, aprendizagens e articulação. Como é o caso do Projecto “Do grão ao à broa” aqui documentado fotograficamente e que aconteceu no decorrer do 1ºPeríodo lectivo de 2010.


Fez-se a desfolhada do milho, a secagem das espigas ao sol, o debulhar o milho com a participação dos pais, o erguer o milho e finalmente depois de moído o grão de milho o amassar e cozer a broa com a ajuda e ensinamentos preciosos do Sr Albano e do Sr. Gil e com a colaboração preciosa dos meninos e comunidade. Por fim a recompensa merecida por que todos ansiavam a degustação do produto final quentinho: a BROA.






terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vamos promover lanches saudáveis - Jardim de Infância da Lomba



Algumas famílias das crianças do Jardim de Infância da Lomba fazem pão em casa.
Então, para promover e motivar as crianças a trazerem um lanche saudável para escola, decidimos lançar o desafio  e convidámos uma mãe disponível para vir ao Jardim de Infância confeccionar pão connosco.

Foi muito bom envolvermos as famílias e o pão ficou... DELICIOSO!





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Semana dos afectos - os nossos "amigos".

Na semana dos afectos a equipa do projecto S@p...inho lançou um desafio a todos os estabelecimentos e turmas do Agrupamento: construir um "amigo" que, em conjunto com outros, iria permitir a construção da "Aldeia dos Amigos".
Era também solicitado que cada "amigo" fosse portador de uma mensagem acerca do tema em questão. 
Aqui ficam algumas das participações do pré-escolar.
As mensagens
Ser amigo é: 
  • estar presente no nosso coração;
  • partilhar;
  • saber escutar;
  • ser amor;
  • brincar com os colegas;
  • curar as lágrimas e apanhá-las como um passarinho;
  • dar as mãos, beijinhos e abraços;
  • não mentir,
  • gostar muito de ti;
  • aquele que te aceita exactamente como és;
  • defender os mais fracos;
  • aceitar que não somos todos iguais;
  • ter saudades dos amigos e abraçá-los;
  • brincar com todos e gostar de todos;
  • ajudar os outros;
  • fazer os outros felizes;
  • fazer os outros sorrir;
  • estar ao pé uns dos outros;
  • rir juntos;
  • é ter muito amor e dar amor aos outros;
  • é ter um coração de amigo;
  • gostar do trabalho dos outros;
  • gostar de estar sempre a brincar juntos.

Os "Amigos"



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os afectos no Jardim de Infância da Lomba

Dando resposta ao desafio que foi lançado pela equipa do Projecto S@p...inho, falámos sobre a amizade e os amigos e construímos um boneco para a "Aldeia dos Amigos".
Aqui fica um pouco do nosso trabalho:




 A frase que as crianças produziram sobre a amizade: está no cartaz que as mais velhas fizeram para colocar no mural exterior do JI e acompanha o boneco para a "Aldeia dos Amigos", na EB 2,3



 O grupo com o nosso "Anjo" dos afectos.
Decidimos chamar-lhe "Anjo" para agradar a todos, pois assim o boneco não tem sexo,  tanto pode ser menino como menina.

 O "Anjo dos afectos " está em pé para se ver melhor com as crianças mais velhas da sala.

O  "Anjo dos afectos" em pé na janela.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Kalahari - a amiga do Jardim de Infância de Ouca

Sou a Kalahari!
Nasci perto do deserto de Kalahari, no Botswana, e vim conhecer os meninos do jardim de infância de Ouca.
Fiz 5 anos e a mãe de um dos meus amigos fez um bolo de aniversário para a minha festa.
Todos me cantaram os parabéns e eu fiquei muito feliz.
Agora vou também conhecer outros meninos especiais na "Aldeia dos Amigos" da EB 2,3 de Vagos.










quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Eleições no Jardim de Infância da Boa-Hora

A concretização da actividade da Semana dos Afectos, que se traduzia na construção de um boneco, levou a que o grupo decidisse construir dois bonecos: uma menina e um menino. O objectivo era que um pudesse ficar no Jardim e o outro fosse a escola sede, para ser exposto, conforme o pedido.
Após construção dos bonecos, surgiu uma grande dificuldade, na selecção do que ficaria no Jardim. As meninas queriam que ficasse a boneca, a “Margarida”, os rapazes queriam que ficasse o “Rui”, o boneco. Que fazer então?
Excelente ocasião para trabalhar valores como a democracia, numa perspectiva de educação para a cidadania. Como todos sabemos, a conquista da autonomia, é um processo de aprendizagem, em que a criança vai aprendendo a escolher, a tomar decisões, a assumir responsabilidades, tudo isto, participando activamente na vida do grupo e interagindo com colegas e adultos.

Assim, hoje foi dia de “Eleições”. Fazendo o paralelo com as eleições presidenciais do mês passado, e porque muitas crianças acompanharam os pais nesse dia, organizámos o nosso acto eleitoral, em tudo semelhante ao vivido pelos pais, em que todos nós votámos no boneco que queríamos que ficasse no Jardim…
Ora espreitem…




 






E a grande vencedora foi ...

A MARGARIDA!!!!!!!!!!!!!!



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Mapa de Presenças e outros no Jardim de Infância de Vagos - sala 1

É uma tabela de duas entradas onde, lateralmente e à esquerda, estão colocados os nomes das crianças e em cima os dias do mês.
Cada criança assinala a sua presença com um símbolo previamente combinado.
Serve essencialmente para se ir falando de noções temporais (ontem, hoje, amanhã, dias da semana e do mês).
Para ajudar na construção dessas noções utilizamos ainda o registo de aniversários; o mapa do tempo, onde por vezes se relaciona já o tempo que passa com o tempo que faz (meteorologia).