quinta-feira, 31 de março de 2011

Usar Métodos Alternativos e Aumentativos de Comunicação no Jardim de Infância da Boa-Hora

No nosso Jardim de Infância, temos uma menina com a qual estamos a trabalhar uma nova forma de comunicar, usando o vocabulário MAKATON, que é ensinado falando e usando gestos em simultâneo, para que seja possível a esta criança receber a informação pelo maior número de vias possível e melhorar a sua linguagem expressiva.
Este sistema de comunicação é composto por gestos e símbolos que ajudam a melhorar a comunicação em geral, a compreensão do mundo que a rodeia, a relação com os outros e a expressão das suas necessidades diárias e imediatas.
Surgiu a ideia, no fundo a necessidade, de todos nós na sala, conhecermos este tipo de comunicação, para que todos possamos ajudar a menina a comunicar e dar um passo em frente no seu desenvolvimento.


Com a ajuda da Rosa Natália, a Educadora do Ensino Especial, construímos um cartaz com os principais gestos e símbolos que estão a ser trabalhados com a Beatriz, e temos tido umas “aulas” para aprendermos e treinarmos os gestos mais importantes.


Tem sido um trabalho muito interessante, a que o grupo aderiu e correspondeu muito bem.



quarta-feira, 30 de março de 2011

Ano Zero – Articulação Pré-Escolar /1º Ciclo na Vagueira




No dia da árvore, os meninos de 5 e de 6 anos foram à escola desenvolver uma actividade com os colegas. Fomos ouvir a história: " A Árvore Generosa" lida pelos meninos dos 1º e 4 anos. 

No final da leitura, alguns de nós quiseram  recontar a história. 


Explorámo-la e depois com a ajuda dos nossos colegas estivemos a ordenar as imagens da história. Para isso foi necessário pensar, recortar e colar. No final, todos conseguimos acabar o trabalho. Foi uma tarde divertida! Gostámos de estar com os nossos colegas dos anos anteriores e sentimo-nos orgulhosos em ter trabalhado na escola! 


Ao outro dia foi a nossa vez de contar a história aos meninos mais novos da nossa sala. No final fizemos uma faixa sobre a história e colocámo-la no exterior do Jardim de Infância.




domingo, 27 de março de 2011

Palavras Suspensas… Palavras que falam… no JI da Boa-Hora

Na última semana e integrada na semana da leitura, bem como no Projecto Eco-Escolas, tivemos a companhia da mãe da Carolina, a Sandra,  que veio ter connosco para nos contar uma história, a história da “Árvore Generosa”. Foram momentos muito interessantes, em que juntos a partilhámos a vida de uma árvore especial e de um menino que cresceu com a árvore, se fez homem e envelheceu.
Esta história permitiu ao grupo partilhar ideias importantes sobre as árvores, sobre a preservação da natureza, sobre a importância das mesmas na vida de todos nós. Assim, surgiram as nossas “Palavras Suspensas…”, fruto da vida de uma árvore, que escrevemos e pintámos numa faixa que colocámos no exterior do nosso Jardim de Infância, para que todos os nossos “vizinhos”, sejam também eles solidários com as estas nossas amigas de verdade… as árvores!
Mas… não ficámos por aqui…
Afinal… já sabíamos tantas coisas sobre as árvores que escrevemos uma poesia, (integrado no projecto Eco-Escolas e nas actividades do Dia da Árvore), “A Árvore do meu Coração!”, que ilustrámos e que agora vamos partilhar com todos os amigos da natureza…

quinta-feira, 17 de março de 2011

Multiculturalidades no Carnaval - J.I Calvão - sala 2

No Jardim de Infância aprendemos a conhecer outros povos, costumes, tradições e até novas línguas ou formas de falar e comunicar.
Também descobrimos o planeta onde todos habitamos: a Terra.
Explorámos o planeta Terra através do globo terrestre, do Atlas das Crianças, do Dicionário dos Povos e raças, das imagens na net e de livros co histórias e lendas do mundo onde vivemos.
Depois fomos descobrir onde ficava o nosso país; Portugal e também outros países como o México.
Aprendemos muitas canções sobre os países que descobrimos e também cantámos em muitas línguas diferentes da nossa que é o português, tais como, espanhol, mexicano e brasileiro, haitiano, africano,etc…
Depois fizemos o nosso planeta “Terra” com uma bola de praia e muito papel cola e tintas.
Também fizemos os meninos do Mundo como estava no “ Atlas das crianças”.
Ainda falámos sobre os nossos fatos de Carnaval e do país que escolhemos: O México.
Ensaiámos a canção do “cielito lindo” e fizemos as flores e os colares para levar no desfile de carnaval.
Por fim vestimos as roupas de mexicano e mexicana e fomos para a rua festejar o carnaval com os outros meninos.
    

segunda-feira, 14 de março de 2011

Ano Zero – Articulação Pré-Escolar /1º Ciclo em Vagos

Os alunos do 1º ano da professora Paula Ferreira da EB1 de Vagos vieram à sala do Jardim de Infância de Vagos - sala1, no dia 25 de Fevereiro de 2011 para festejar o 3º aniversário da mascote “ O Patolas”.
Os alunos da escola presentearam o aniversariante com uma caixa cheia de camisolas e calças. Depois, todos juntos, fomos descobrir de quantas maneiras diferentes podíamos vestir “O Patolas”. Experimentamos com as roupas e fomos registando num cartaz.




 Para além desta actividade matemática fizemos outras como:
· Contagem do número total de alunos
· Agrupamentos de meninos e meninas
· Correspondência termo a termo para descobrir se era maior a quantidade de meninos no Jardim de Infância ou na escola ou se havia mais meninos ou meninas
· Contagem crescente e decrescente, com a canção “Mariana conta 1…”

Por fim cantámos os parabéns ao Patolas e deliciamo-nos com lanche que os meninos do pré prepararam com a ajuda da Educadora Lídia e da Cristina.
Foi uma festa muito divertida! E é assim que...

 ...a brincar, a brincar se faz matemática…   

sexta-feira, 11 de março de 2011

Reconto da história do “Elmer”- continuação

1ªIlustração da história
Com os dados do quadro foi redigida a história, que depois de ilustrada pelas crianças foi de novo enriquecida com alguns comentários e pormenores que acharam pertinentes acrescentar.

2ª Ilustração da história


Reflexão realizada pelas educadoras

  • As crianças demonstraram interesse atenção e motivação nas actividades;
  • E interesse no desempenho nas tarefas desempenhadas
  • Acreditamos que as crianças começam a acumular competências muito antes do processo formal de aprendizagem se iniciar;
  •  Contar e compreender uma história requer a capacidade para processar e produzir unidades contínuas de linguagem que respeitem uma estrutura específica de coesão e coerência (Sim-Sim, 1998).
  • Saber contar uma história implica “representar cognitivamente os elementos básicos da estrutura da narrativa: qualquer história se desenrola num cenário, aborda um tema e desenvolve um enredo onde têm lugar um ou mais conflitos para os quais são encontradas soluções.
  • A descrição do cenário pressupõe a localização temporal e espacial da acção e a apresentação das personagens."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Reconto da história do “Elmer” - Jardim de Infância do Areão




No âmbito da Acção de formação “Dos Sons às Letras”as educadoras Ana Caiado e Ana Teixeira, desenvolveram com as crianças do Jardim de Infância do Areão...




...Escrita de uma história - ditado ao adulto
           Reconto da história do “Elmer”
Recontaram a história do “Elmer” retirando os dados essenciais para colocarmos na tabela da estrutura da narrativa, tendo como objectivo preparar a próxima actividade.


        O Elmer era:
     - diferente
     - aos quadrados
     - era amarelo e cor de laranja e encarnado e cor-de-rosa  e roxo e azul e verde e preto e branco
      - não era cor de elefante. 

"O gato salvou os amigos”

Tínhamos seis envelopes, com imagens correspondentes ao: 

Tempo/espaço/personagem principal/personagens secundárias adjuvantes e oponentes,problema.



De cada envelope as crianças tiraram um cartão que foi colocado à frente dos dados existentes acerca da história do Elmer...

(continua)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Multiculturalidade, Carnaval e o JI da Vagueira

As sociedades actuais, debatem-se com realidades novas, uma das quais é o da coexistência, no seu meio, de diferentes culturas. Esta diversidade constitui uma forma de enriquecimento de todos os indivíduos. Para tal, énecessário que exista uma relação entre as diferentes culturas assistindo-se a uma interacção entre os indivíduos, ou grupos pertencentes a culturas diferentes, existindo uma abertura, troca recíproca e intercomunicação com a consequente enriquecimento pessoal e afastamento de práticas discriminatórias, como o racismo e a xenofobia.

         Segundo, José Tavares (1966): “ É através das relações interpessoais, da sua qualidade, que a nova ordem mundial terá de rever a verdade dos seus comportamentos e atitudes. Sem o estabelecimento de relações interpessoais equilibradas, saudáveis, baseados na verdade (…) na autenticidade, na justiça, na liberdade, no respeito e no cuidado pelos outros, na aceitação dos outros, de uma maneira positiva e condicional, confinando-se nas suas reais possibilidades, não como meios, mas como fins, na reciprocidade verdadeiramente disponível e acolhedora, na tolerância, na amizade, no amor, não haverá convivência possível, não haverá paz, “.
Assim, no nosso jardim de infância desenvolvemos um projecto de educação multicultural partindo da questão:" em que países nascemos?"
Consultámos atlas, livros, o globo terrestre e fomos à Internet. Descobrimos os continentes, os oceanos e muitos países. Descobrimos que uns são muito grandes, outros pequenos, mas todos importantes.
Observámos imagens de outros povos, a sua forma de vestir,  as casas, alguns costumes, a língua e a escrita. Descobrimos as bandeiras...
Aprendemos a dizer palavras em francês, espanhol, inglês e paquistanês, línguas maternas de alguns dos nossos colegas. A mãe do Muhammad ensinou a Anabela e a Rosa a dizer palavras em paquistanês.
No Carnaval,  vestimo-nos de chineses, como os nossos colegas da escola. Vamos espreitar?...

terça-feira, 8 de março de 2011

"O SAPO APAIXONADO" - Atividade realizada no JI de Calvão (sala1)no decorrer da Semana dos Afetos




Descrição da actividade

14/02/2011 
Período da manhã
 Narrativa do conto,  em suporte digital (pps),  às crianças.
Por norma, a educadora refere sempre o Título, o Autor, e o Ilustrador da obra que vai apresentar. Representação gráfica, individual da(s) parte(s) da história que cada um gostou mais.

Período da tarde  
O Nuno que costuma chegar primeiro ao jardim-de-infância, sugeriu que “até podíamos fazer a história do Sapo Apaixonado, num teatro. E eu podia ser a lebre”.  A educadora incentivou-o a fazer a proposta aos colegas quando todos chegassem. O grupo aderiu com entusiasmo.
 “Para fazer o teatro temos de saber quais são os personagens”.
Fizemos, então,  a correspondência entre os elementos do conto enquanto narrativa e a sua transposição para uma dramatização, ou seja:

Narrativa                             Dramatização

-Personagens                                  -Personagens
Sapo                                                    Sapo
Porco                                                   Porco
Lebre                                                   Lebre
Pata                                                     Pata

“Casa”-, disse a Iara.
-A casa é personagem?
-Não!
-Porquê?
-…
-O que é que os personagens fazem?
-Falam! (Nuno)
-E andam!
-A casa está sempre quieta, não é personagem. (Nuno)

-Os sítios onde as personagens falam e andam, no teatro costumam chamar-se cenários…
-Dos personagens, sapo, porco, lebre, pata, qual será o personagem principal?
- É o Sapo!
-Porquê?
-Porque é o que aparece mais vezes… (Nuno)
                              
-Lugares, sítios                                               -Cenários
                                                              Casa da pata
                                                              Casa da lebre
                                                              Floresta

-Quando a história é no livro, alguém conta a história…
-É o Max. (Nuno)
-Quem é o Max?
-É um cão. (várias crianças)
-É o autor. (Inês Pinto)

-Certo. O autor desta história é o Max, e para fazermos o teatro?
-É um contador… Eu sou, eu sou! (Afonso)
-Isso mesmo; também se pode chamar narrador.

-Autor                                                 -Contador/ narrador

Partimos, então para a primeira representação:
O Afonso sentou-se numa cadeira e assumiu a posição de contador.
A Inês Facão era a Pata  e foi logo para a”casinha”.
A Laurinha era o Sapo e sentou-se na manta dos jogos , como se estivesse numa pedra, a pensar.
A Catarina era o Porquinho, ficou de pé um pouco afastada da Laurinha.
O Nuno era a Lebre, escolheu sentar-se numa cadeira, ao pé de um armário e disse que ia buscar uns livros à biblioteca.

Estavam todos nos seus lugares, o teatro ia começar. As restantes crianças estavam todas sentadas nos sofás, para ver.
-E quem diz que vai começar?
-Falta o apresentador.
-Eu, eu! , disse o Samuel Paradinha.

                                                              Apresentador
 A Educadora foi registando o conto à medida que a dramatização se desenrolava, de acordo com o contador e as falas das personagens.
  
 15/02/2011
Período da manhã 
Em grupo foram seleccionados os desenhos que no entender das crianças mais se ajustavam a cada uma das partes da história narrada no dia anterior. O texto das duas últimas páginas foi ajustado à representação gráfica existente. 
       Então aqui fica a nossa história "O sapo apaixonado"
(clica em cima da imagem para veres a nossa história):


sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval em Vagos!

 Em Vagos as crianças  e as educadoras dos jardins de infância (sala 1 e 2), em conjunto com os colegas e professores do 1º ciclo, desfilaram pelas ruas.
Foi uma alegria para todos e um prazer enorme  apreciar a originalidade e diversidade dos fatos, que conseguiram  ser  um "4 em 1", dando resposta às preferências/gostos de cada criança ao mesmo tempo que cumpriam as temáticas e projectos previstos no PAA ( multiculturalidade, "O livro e a leitura" e o projecto eco-escolas).
Aqui ficam algumas fotos e a letra da canção:


CARNAVAL

Vivam os livros, 
Viva o Carnaval
Viva a leitura 
Que a ninguém faz mal

Pé, pérépé, pérépé, pé pé pé
Pé, pérépé, pérépé, pé pé pé

Nós somos os livros
Livros de leitura
 Gostamos de brincar
E de sair à rua