quarta-feira, 9 de março de 2011

Multiculturalidade, Carnaval e o JI da Vagueira

As sociedades actuais, debatem-se com realidades novas, uma das quais é o da coexistência, no seu meio, de diferentes culturas. Esta diversidade constitui uma forma de enriquecimento de todos os indivíduos. Para tal, énecessário que exista uma relação entre as diferentes culturas assistindo-se a uma interacção entre os indivíduos, ou grupos pertencentes a culturas diferentes, existindo uma abertura, troca recíproca e intercomunicação com a consequente enriquecimento pessoal e afastamento de práticas discriminatórias, como o racismo e a xenofobia.

         Segundo, José Tavares (1966): “ É através das relações interpessoais, da sua qualidade, que a nova ordem mundial terá de rever a verdade dos seus comportamentos e atitudes. Sem o estabelecimento de relações interpessoais equilibradas, saudáveis, baseados na verdade (…) na autenticidade, na justiça, na liberdade, no respeito e no cuidado pelos outros, na aceitação dos outros, de uma maneira positiva e condicional, confinando-se nas suas reais possibilidades, não como meios, mas como fins, na reciprocidade verdadeiramente disponível e acolhedora, na tolerância, na amizade, no amor, não haverá convivência possível, não haverá paz, “.
Assim, no nosso jardim de infância desenvolvemos um projecto de educação multicultural partindo da questão:" em que países nascemos?"
Consultámos atlas, livros, o globo terrestre e fomos à Internet. Descobrimos os continentes, os oceanos e muitos países. Descobrimos que uns são muito grandes, outros pequenos, mas todos importantes.
Observámos imagens de outros povos, a sua forma de vestir,  as casas, alguns costumes, a língua e a escrita. Descobrimos as bandeiras...
Aprendemos a dizer palavras em francês, espanhol, inglês e paquistanês, línguas maternas de alguns dos nossos colegas. A mãe do Muhammad ensinou a Anabela e a Rosa a dizer palavras em paquistanês.
No Carnaval,  vestimo-nos de chineses, como os nossos colegas da escola. Vamos espreitar?...

Sem comentários:

Enviar um comentário