quinta-feira, 23 de junho de 2011

Visita ao Castelo de Santa Maria da Feira - JI da Lomba

Sabemos que em algumas histórias existem um castelo e que no imaginário das nossas crianças elas sonham com os castelos, reis, princesas, príncipes, etc.
Foi, então, depois de um conto que surgiu a pergunta no grupo de crianças: " se os castelos existiam?" ; "Existem sim."
Verifiquei que as crianças ainda não tinham visitado um castelo.
Então, como tínhamos uma visita a planificar, resolvemos em grupo que seria  ao Castelo de Sta. Maria da Feira.
Pesquisámos sobre os castelos e como era a vida naquele tempo dentro do castelo. A nossa assistente operacional tinha em casa um livro com imagens (um dicionário)  que mostrava: os reis, as rainhas, as princesas, as damas, os cavaleiros, o bobo da corte , as  vestimentas, os sapatos daquele tempo. Mostrava também as armas que utilizavam para se defenderem, como eles se divertiam, etc.
Chegou o dia da visita ao Castelo de Sta. Maria da Feira e todos estavam ansiosos para ver o Castelo e, apesar de termos dito que já não existiam os reis, nem as princesas e cavaleiros  e tudo aquilo de que tínhamos falado, sentia-se nas crianças que havia uma esperança de os encontrar.....
E não é que os encontrámos!!!
Pois, foi.
A visita superou as nossas expectativas!!
Havia lá, também um grupo de uma escola do Agrupamento de Oliveira do Bairro com visita marcada no castelo, mas com uma visita guiada com espectáculo lúdico com personagens daquele tempo, como: a atiradora de flechas, os cavaleiros, a dama (personagens que tínhamos visto no livro),  numa parte do castelo estava reservada para os jogos, jogos que os príncipes e as princesas  jogavam naquela época e todos nós jogámos!  Depois, assistimos à luta entre os cavaleiros. O nosso grupo estava de admirado com todo aquele espectáculo real!
Em seguida vem o "Bobo" da corte para nos animar ainda mais e foi uma festa!
Ele chega no seu cavalo de pau! Mas rimos muito com ele!
Entretanto, chegou a hora  de acabar a visita, uma das damas tocou a gaita de foles e saímos por um portão nas traseiras do castelo juntamente com o grupo da Escola do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro. Aproveito, para mais uma vez, agradecer a gentileza dos professores desse grupo que permitiram que assistíssemos ao espectáculo no castelo  pago por eles.
Voltámos para o nosso jardim de infância, todos felizes com a visita.
No dia seguinte, fizeram desenhos do castelo, os mais velhos copiaram o nome do castelo.
Até que surgiu a ideia de construirmos o nosso castelo e assim foi.
Com as crianças mais velhas fomos ao café do Sr. Fernando pedir umas caixas de papelão.
E começámos a construí-lo.
1º cortar, colar, pintar, todos pintámos.
Ainda bem que estava tempo bom porque soube tão bem pintar cá fora! E também dentro da sala!
Colámos os vitrais nas janelas, fizemos os "canhões"com rolos finos, colámos "pedras"  no  exterior do castelo, uma criança mais velha desenhou as pedras nas paredes do castelo, uma criança mais nova pintou a ervinha e  ele ficou pronto!!

Foi uma alegria!!

Sem comentários:

Enviar um comentário