quinta-feira, 31 de março de 2011

Usar Métodos Alternativos e Aumentativos de Comunicação no Jardim de Infância da Boa-Hora

No nosso Jardim de Infância, temos uma menina com a qual estamos a trabalhar uma nova forma de comunicar, usando o vocabulário MAKATON, que é ensinado falando e usando gestos em simultâneo, para que seja possível a esta criança receber a informação pelo maior número de vias possível e melhorar a sua linguagem expressiva.
Este sistema de comunicação é composto por gestos e símbolos que ajudam a melhorar a comunicação em geral, a compreensão do mundo que a rodeia, a relação com os outros e a expressão das suas necessidades diárias e imediatas.
Surgiu a ideia, no fundo a necessidade, de todos nós na sala, conhecermos este tipo de comunicação, para que todos possamos ajudar a menina a comunicar e dar um passo em frente no seu desenvolvimento.


Com a ajuda da Rosa Natália, a Educadora do Ensino Especial, construímos um cartaz com os principais gestos e símbolos que estão a ser trabalhados com a Beatriz, e temos tido umas “aulas” para aprendermos e treinarmos os gestos mais importantes.


Tem sido um trabalho muito interessante, a que o grupo aderiu e correspondeu muito bem.



2 comentários:

  1. É isso colegas, gostei muito da iniciativa! Isto é o verdadeiro amor!É modificar, crescer e descobrir maneiras de comunicar e de se expressar. Bjcas Gláucia

    ResponderEliminar
  2. rosa santosabril 01, 2011

    Comunicar e aprender juntos, em cooperação....aprendemos todos muito mais. Assim,vamos caminhando para a inclusão!
    Que meninos fantásticos e solidários!!!

    ResponderEliminar