segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jardim de Infância do Areão: A matemática na educação pré-escolar… ela encontra-se onde nós quisermos que ela esteja.

«A Educação Pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Logo, torna-se necessário que durante esta etapa se crie as condições necessárias para que a criança tenha condições para abordar, com sucesso, a etapa seguinte.                                                  
 Nesta faixa etária, e no domínio da Matemática, as crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia-a-dia. Cabe, pois, ao educador, partir das situações do quotidiano, para apoiar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, internacionalizando momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas.
Neste sentido, o papel da Matemática, apresenta-se como fundamental na estruturação do pensamento e bastante importante para aprendizagens futuras.»
                           In “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”

No Jardim-de-infância as crianças fazem: jogos, fazem modelagem, têm oportunidade de manuseio de pauzinhos, pedrinhas, caixas… de brincar com pequenos recipientes plásticos com areia, com líquidos (o que ajuda a compreender o que vem a ser volume).
No jardim-de-infância, é importante a familiarização com símbolos e sinais e que se realizem tarefas que envolvam a identificação do local onde se encontra determinado objecto, a descrição e identificação de caminhos e a análise da posição do objecto.
Ao fazê-lo as crianças vão desenvolver um vocabulário adequado a cada uma das situações, como:
Ø  Por cima, por baixo,
Ø  À frente de, atrás de, entre;
Ø  Para a direita, para a esquerda;
Ø  A seguir, virado para cima, virado para baixo;
Ø  De lado, de frente, etc…
No Jardim-de-infância, nada surge por acaso, desde:


Sem comentários:

Enviar um comentário